23/10/14

QUAL A MELHOR EDUCAÇÃO PARA OS JOVENS?

REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO

Nas últimas semanas, tenho passado boa parte do meu tempo livre em pesquisa. Tenho dedicado a minha atenção a uma situação que considero que exige uma profunda reflexão. O sistema educativo, um pouco por todo mundo é baseado em conceitos teóricos e técnicos ligados às mais variadas ciências. Matérias como Português, Matemática, Ciências, História, Química, Física, Biologia, Arte e Design e outras, são de facto pilares importantes na educação das crianças e dos adolescentes. Essa formação prepara os futuros adultos para receberem conhecimentos técnicos especializados, e que os permitirá no futuro ter acesso a uma determinada profissão.

Mas, se considerarmos que a vertente técnica profissional é de extrema relevância, devemos igualmente perceber que estamos a retirar da educação dos jovens a base de educação pessoal. De uma forma ou de outra, enquanto adultos, independentemente da profissão que venhamos a exercer, todos procuramos algo: ser felizes. Sem querer parecer cliché, a felicidade é algo que não é previsto no sistema de educação e a "escola da vida", aquela que se mostra de maior importância no futuro, não é sequer relevada no processo de crescimento de uma criança.

Os pais, tentam fazer o seu melhor, incutindo nas crianças e nos jovens a educação que a escola não prevê. Na minha visão, é de extrema urgência que o sistema convencional mude e possa incluir matérias de desenvolvimento humano desde muito cedo. Temas como a auto-responsabilidade, motivação, auto-estima, metas e objectivos, gestão de tempo, organização, comunicação, práticas alimentares, gestão de conflitos, gestão de factores externos, educação, etiqueta social, entre outros, são de suma importância ao longo de toda a vida. Caso elas sejam desenvolvidas desde muito cedo, isso auxiliará a que saiam para o mercado não apenas profissionais competentes, mas acima de tudo seres humanos preparados para a vida.

Ao incluirmos matérias de desenvolvimento humano no sistema convencional educativo, abrimos da mesma forma portas para alunos mais disciplinados, confiantes, educados e que se respeitam a si e aos outros. Este é um ponto muito relevante, levando em consideração os vários abusos para com docentes que têm surgido nos últimos anos. Ao mesmo tempo, estaremos também a permitir que se desenvolva a individualidade de cada jovem sem diminuir o seu valor enquanto ser humano e a fazer com que a estrada vivencial possa ser pensada com o tempo suficiente para tornar a viagem prazerosa.

A corrida a programas de desenvolvimento humano com Coaching, Mentoring e PNL na última década tem sido assustadora. As pessoas quando iniciam um trabalho de transformação com um profissional da área, têm tendência para não querer sair mais. Mais do que traçar metas, traçar planos de acção e superar desafios, as pessoas procuram orientação vivencial. Talvez por isso mesmo, as minhas sessões são na maior parte das vezes sessões de Mentoring e Holomentoring, pois os clientes estão sedentos de conhecimentos que lhes permita gerir a sua vida de dentro para fora. Confesso que o Coaching, dentro de todas as técnicas com que trabalho é aquela que menos impacto tem na minha própria missão. Auxiliar os clientes a atingir determinado objectivo é positivo, sem dúvida mas, ensinar o cliente a despertar dentro de si todo o seu potencial humano é tremendamente mais satisfatório.

Por tudo isto, tem sido comum, ser abordado por pais de jovens que pretendem que os seus filhos tenham uma orientação profissional, evitando assim, escolhas erradas na vida académica. Ao mesmo tempo, esperam que eu possa fornecer a educação complementar à que é dada nas escolas. Quando trabalho com adolescentes, é extremamente comum que o comportamento típico da idade desapareça em pouco tempo, dando origem a uma postura determinada, focada, mais calma e com maior rendimento escolar. Em termos de relacionamentos, existe também uma melhoria expressiva. Por fim, um dos pedidos de ajuda que mais recebo é relacionado com o "Bullying". Quando o jovem consegue reconhecer todas as suas competências inatas, de imediato existe a consciência do que precisa ser feito para cessar esse tipo de ataque.

Acredito que mais do que nunca, e estando o mundo com uma instabilidade comportamental tão acelerada, é necessário repensar todo o sistema educativo e complementar toda a base tradicional, com formação específica para a parte vivencial. Com isso possibilitamos o aparecimento de pessoas de bem com a vida, mais eficazes e produtivos, abrimos as portas para novas ideias de produtos e serviços e preparamos a nova geração com ferramentas credíveis e que lhes permita viver felizes no presente e no futuro.

Deixo-vos agora um vídeo de uma palestra TEDx, conduzida por um adolescente e que mostra uma abordagem educacional diferente e que sem dúvida o preparará para uma vida mais saudável e feliz.



Lembre-se que: "O DESENVOLVIMENTO HUMANO É O COMPONENTE EM FALTA PARA UMA EDUCAÇÃO COMPLETA"

Forte Abraço,
LUIS ALVES


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário